sábado , 23 setembro 2017
Home / Aeroportos / Anac suspende restrição de voos no aeroporto de Porto Seguro na alta temporada
aeroarte

Anac suspende restrição de voos no aeroporto de Porto Seguro na alta temporada

aeroporto (1)

A agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou nesta quarta-feira (5) que vai suspender as restrições operacionais impostas ao aeroporto de Porto Seguro, no sul da Bahia, durante o período de alta temporada, de 22 de junho a 31 de julho de 2017. A decisão, segundo o órgão, foi tomada após a empresa que opera o aeroporto, a prefeitura municipal e o governo da Bahia assinarem, nesta tarde, um termo em que se comprometem a conseguir a certificação operacional do aeroporto, exigida pela Anac, até 15 de junho de 2017.

Atualmente o aeroporto está impedido de realizar mais de 130 voos semanais justamente pela ausência dessa certificação que, segundo a Anac, já deveria ter sido conquistada pela unidade até o dia 30 de junho de 2016.

O Certificado Operacional, conforme a agência, garante diversas medidas que envolvem a segurança da infraestrutura aeroportuária. Com a restrição, a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), que administra o terminal desde o ano 2000, diz que opera há mais de 1 mês com um número de voos abaixo da média.

A Anac disse que, com a assinatura do termo de compromisso, novos voos poderão ser comercializados acima dos limites estabelecidos, mas apenas para o período da alta temporada. Até 22 de junho, as operações do aeroporto ainda ficam restritas a 130 voos por semana. Ainda de acordo com a agência, a responsabilidade pelas medidas para a obtenção do Certificado Operacional é do operador do aeroporto, em conjunto com o Estado e o Município.

Restrição

De acordo com o coordenador da Sinart, Carlos Roberto Rebouças, desde 3 de março o número de voos no aeroporto está reduzido, após a unidade não ter conseguido, dentro do prazo determinado pela Anac, a Certificação Operacional. Em março, o aeroporto operou com quase 30 voos a menos. Em abril, a unidade opera com 15 voos a menos.

“Estamos sofrendo processo de certificação operacional pela Anac, assim como outros 18 aeroportos do país, e o órgão apontou algumas não conformidades na operacionalidade e na infraestrutura. Temos aqui uma média de 145 voos por semana, mas esse número foi reduzido para 117 pela Anac, em março. Passamos o mês inteiro operando dessa forma, mas dissemos que a demanda é bem maior que isso e eles deram flexibilidade, e estipularam, agora, 130 voos semanais a partir de abril”, destacou.

O coordenador da Sinart diz ainda que uma das preocupações da empresa, com a restrição da Anac, era atender à demanda nos meses de alta estação.

“Estamos tentando revolver essa situação para ter a liberação dos voos em julho, que é um mês de alta estação, assim como outubro, janeiro e fevereiro. Com a limitação de realizar 130 voos semanais, a gente até consegue atender a demanda dos meses de baixa estação, é aceitável. Mas, nos meses de alta estação, é preciso um número bem maior. Em janeiro do ano passado, só para se ter ideia, teve semana que foram realizados até 201 voos”, disse.

Com relação à restrição imposta pela falta de certificação, a Anac disse que não há uma imposição para redução do número de voos, mas uma proibição para o aumento de voos. A medida foi imposta, segundo o órgão, para garantir a segurança do aeroporto.

O órgão disse que, na vistoria feita no local, foram identificadas não conformidades como necessidade de correção do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS), implementação de procedimentos e adequação física da infraestrutura. Esses pontos, segundo a Anac, foram as adequações solicitadas ao operador aeroportuário, em ofício encaminhado, e que ensejou em restrição de algumas operações.

A prefeitura de Porto Seguro informou, em nota divulgada em seu site oficial, que a expectativa é de que se encontre um caminho para sanar todas as pendências apontadas pela Anac. A prefeitura ainda disse que tem o apoio do Governo da Bahia para a solução dos problemas.

Fonte:G1

Veja Também

Avião com militares tem pane e faz pouso forçado em MG

Share this on WhatsApp     Uma falha no trem de pouso obrigou o piloto de uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Ops! Conteúdo Protegido!!!